O que fazer se alguém sofre uma crise de ansiedade perto de você

Ficar ansioso é algo normal em certas situações, especialmente quando passamos por momentos estressantes. No entanto, quando as crises de ansiedade são recorrentes e sem motivos aparentes, é importante investigar o problema, que pode ser crônico e exigir tratamento com terapeuta e até mesmo medicamentoso.

Se uma pessoa próxima a você sofre uma crise de ansiedade, é assim que você pode ajudá-la a superar essa situação complicada:

Segure sua mão

Durante uma crise de ansiedade, é essencial que a pessoa se sinta acolhida e entenda que não precisa enfrentar o problema sozinha. Você não precisa dizer nada, apenas segure sua mão e faça companhia.

Leve a pessoa para um lugar calmo

O Departamento de Saúde da Northshore University, nos Estados Unidos, recomenda levar a pessoa para um local tranquilo, onde ela possa se sentir segura. Isso é muito importante quando você está em um lugar com muita gente ou barulho.

Não menospreze suas emoções

Você nunca deve dizer a essa pessoa que ela está exagerando. É essencial entender que ela está passando por um momento muito difícil e não deve, de forma alguma, pressioná-la.

Ajude a pessoa a se concentrar na respiração

Algo tão simples como a respiração profunda pode ser muito útil em ataques de pânico e ansiedade. Peça à pessoa que inspire e expire com você. Focar na respiração pode ajudá-la a superar o problema naturalmente.

Ouça o que a pessoa tem a dizer

Às vezes, tudo o que uma pessoa precisa em uma crise de ansiedade é desabafar. Ouça o que ela está sentindo e ajude-a a afastar pensamentos negativos.

Ofereça ajuda

Não há um guia exato sobre o que fazer no momento, porque tudo depende de cada pessoa e de cada episódio de ansiedade. O indicado é fazer com que a pessoa saiba que pode contar com você.

Cuide da pessoa

Por fim, procure cuidar da pessoa de forma afetuosa, sem parecer que está realizando um trabalho ou uma obrigação.

23/10/2019